Quem Somos

VIVER E CONVIER


A ASSOCIAÇÃO VIVER E CONVIVER, denominada simplesmente “VIVER E CONVIVER”,fundada em 08.03.2012, é uma entidade civil sem fins lucrativos, tem sua sede e foro jurídico nesta cidade de Santarém, Estado do Pará, sito à Alameda Dezessete, nº 117 – Aeroporto Velho - CEP 68.020-270, com duração indeterminada, isenta de qualquer preconceito ou discriminações relativas à cor, raça, credo religioso, classe social, concepção político-partidária ou filosófica, nacionalidade em suas atividades, que se propõe a colaborar com o desenvolvimento de pessoas com menor poder aquisitivo na cidade de Santarém, visando promover a elevação do nível de vida e social com atividades terapêuticas, culturais, educativas e o que se fizer necessário para conhecimentos e melhoria de saúde visando seus direitos e obrigações para assumirem dignamente sua cidadania, conforme estabelece a legislação vigente sobre a matéria.



Este projeto nasceu dos problemas encontrados pelos trabalhadores e usuários dos serviços de Saúde Mental, em Santarém e região. Apesar de existirem esses serviços na esfera do governo (CAPS AD, CAPS II), essas pessoas, ao se encerrar o atendimento, vivem uma situação de “limbo”; o que provoca frequentes recaídas, anulando o trabalho anterior, na impossibilidade de serem acompanhadas no percurso de reabilitação. São pessoas que precisam de acompanhamento, para que tenham plena reabilitação biopsicossocial.



O projeto Viver e Conviver almeja oferecer a essas pessoas a possibilidade de apoio, percorrendo as várias opções de caminho que elas próprias podem delinear.

Consideramos também a possibilidade de atendermos aquelas pessoas que hoje se encontram em Situação de Rua, na tentativa de diminuir o trinômio exprimido pelo termo exclusão. Nas palavras do texto da política nacional sobre o assunto, leiam-se: EXPULSÃO, DESENRAIZAMENTO, PRIVAÇÃO.



JUSTIFICATIVA



É preciso lembrar que o trabalho de inclusão social não pode ser  feito só com os indivíduos que vivem algum tipo de desconforto, mas com toda a sociedade, atuando-se nas áreas da educação e da cultura – instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Projetamos dar atenção também à juventude. Entendemos que o desenvolvimento da sociedade está indissoluvelmente ligado aos jovens, principalmente àqueles privados de estímulos e recursos, que não terão ferramentas para criar um futuro melhor. E juventude sem futuro é sociedade também sem futuro.

O homem não vive apenas de sol e farinha; a sociedade precisa de cultura - literatura, teatro, cinema, música. O desenvolvimento social e econômico deve ser acompanhado pelo desenvolvimento cultural. Assim, o trabalho nessa área terá um aspecto transversal, permeando todo o projeto.





MISSÃO





“Intervir no meio social local visando ajudar pessoas a obterem respostas para suas carências na família e na educação através do conhecimento, do trabalho e da cultura para superarem o isolamento social e a  pobreza”.



VALORES



As ações da Associação Viver e Conviver fundamentam-se nos princípios universais da ética, da moral, da decência e da obediência às leis, compreendendo  serem pressupostos indispensáveis à verdadeira e plena humanidade. São nossos valores:



v Respeito integral à pessoa humana.

v Obediência inarredável aos valores humanos.

v Trabalho em equipe

v Transparência

v Fraternidade

v Busca profissional de soluções para mitigar o sofrimento das pessoas.



VISÃO DE FUTURO



Todo homem é capaz de encontrar seu próprio caminho para  enfrentar as adversidades sociais. A par desse preceito, a associação viver e conviver tem a seguinte visão do futuro:



“Contribuir, permanentemente, para que tenhamos uma sociedade local mais humana, na qual as pessoas possam minimizar seus sofrimentos a partir da sua própria capacidade de solução para alcançar condições mínimas de inserção social”.





PRESSUPOSTOS DAS CARÊNCIAS LOCAIS E REGIONAIS

A Associação Viver e Conviver está localizada em Santarém, o maior e mais importante centro urbano de uma área vasta e complexa no oeste do Pará. 

O muncípio é referência para os demais municípios da região nas áreas da saúde, educação e cultura. Entretanto, a população sofre com a ineficácia das políticas públicas e da consequente deficiência dos serviços – tanto em quantidade quanto em qualidade – que elas oferecem; sem contar a falta de informações adequadas sobre os serviços disponíveis, indepedente de onde os usuários vivam, na cidade ou no campo; nas vilas ou na beira dos rios; nos quilombos ou nas aldeias indígenas.

No campo da saúde, as deficiências mais graves são visíveis na área da saúde mental.

No setor da cultura, o município carece de espaços onde a população possa usufruir de lazer de qualidade e aprecie as obras de artistas locais, apreendendo o necessário para que se concretize a inclusão social por meio dessas atividades.



AS TRÊS ÁREAS-CHAVES DO PROJETO

1 - ÁREA DA SAÚDE MENTAL



Objetivos

v Promover a inclusão social e a autonomia de pessoas vitimadas pelas patologias mentais, a partir da convivência em um espaço livre onde possam incluir-se por vontade própria, sem precisar pertencer a uma categoria ou instituição específica.

v Fortalecer a rede de apoio a essa população, atuando com outras organizações que lidam com questões paralelas, buscando planejamento integrado de novas soluções – caminhos que possibilitem criar oportunidades de empregabilidade e residências alternativas, por exemplo.

v Criar um “ponto de referência” ou “canal de escuta” onde o público possa procurar e receber orientação; participar das atividades que o projeto possa oferecer; criar um caminho individualizado com o apoio de metodologia de participação efetiva da pessoa necessitada de apoio, visando sua sobrevivência e inclusão social.

v Interagir com outras organizações locais, inclusive com empresas, e entidades de formação capazes de acolher pessoas em sofrimento mental, visando soluções para residências alternativas, ocupação, trabalho e renda.

v Oferecer às empresas e organizações que trabalham com a inclusão social, ações de supervisão e orientação na busca de minimizar os problemas que, eventualmente, podem impedir a criação de novas experiências de apoio e inclusão dos futuros acolhidos pelo Projeto Viver e Conviver.

Metodologia

A partir do encontro com a realidade de cada um que acolhermos, deverá ser criado um plano individual de ações terapêuticas e de acompanhamento, contemplando visitas domiciliares, se necessário, e encaminhamentos para outras áreas com interface com a nossa instituição. Tudo que possa fomentar o processo de formação, fortalecimento de habilidades e desenvolvimento da pessoa humana e como ser que precisa sentir seu pertencimento à comunidade.

As atividades objetivarão o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas por meio de oficinas de culinária, jardinagem, por exemplo; atividades de lazer (grupos de saídas, espaços livres de autogestão etc.).



2- ÁREA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Objetivos

v Criar um espaço de orientação e formação sobre as oportunidades locais e fora do município, nos campos da Educação e da Cultura.

v Programar atividades que incentivem os jovens – antes da escolha definitiva de uma carreira universitária e profissional – escolherem oportunidades de ocupação e renda.

v Criar ferramentas que facilitem o acesso de jovens a bolsas de estudo e projetos de intercâmbio internacional.

v Criar um Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental no Oeste do Pará.

v Capacitar nossos participantes para o trabalho supervisionado.



Metodologia

Por meio de atividade do tipo laboratório de criação, espaços de discussão, atividades de apoio, espaços abertos de gestão do tempo livre, entre outros, para estabelecer laços de relacionamento que possibilitem a troca de experiências e convivência fundamentadas nos conceitos de “estar com...”; “ouvir, falar, acolher”, “compartilhar e propor”; “decidir coletivamente”.



3- ÁREA CULTURAL

 Objetivos transversais

v Desenvolver pesquisas musicais para oferecer um “novo som” - produções que necessariamente não sejam o que “indústria cultural” oferece, visando  criar audiências e plateias.

v No universo das cores, o objetivo será a criação de mostras de artistas plásticos que provoquem a leitura subjetiva do mundo por meio da imagem.

v No campo da imagem fotográfica, o objetivo será explorar o olhar através da objetiva que capta e eterniza um fragmento da vida cotidiana pessoal na dimensão da sua beleza própria.

v Com a corporeidade, objetivamos a busca de uma linguagem que expresse o movimento do corpo e da alma revelando um novo sujeito, capaz de se expressar com autenticidade e integralidade do ser.

v Difundir pesquisas disponíveis sobre folclore e cultura popular direcionadas às crianças e educadores.

Objetivo específico

v Montar um estúdio comunitário de gravação visando desenvolver habilidades nas áreas da documentação de áudio e vídeo sobre as mais diversas atividades sociais individuais e coletivas. 

Metodologia

v Apresentação e discussão de resenhas sobre cinema: lançamento de filmes, festivais, séries etc.

v Promover espetáculos e oficinas teatrais.

v Promover Concertos e oficinas musicais.

v Promover seminários, palestras e conferências sobre uma vasta gama de assuntos peertinentes aos objetivos do Projeto.

v Desenvolver atividades de lazer para anciãos, crianças e jovens.



PÚBLICO-ALVO

O projeto Viver e Conviver atuará com dois públicos.

Toxicodependentes; pessoas com sofrimento mental; adolescentes e famílias

Atuando com estes grupos, propõem-se romper a lógica da assistência, ao tempo em que se cria a lógica da autoresponsabilidade do sujeito, para que ele próprio construa seu caminho de autonomia e bem-estar.

A sociedade em geral

Nossa experiência leva-nos a concluir que a promoção do bem-estar social devem olhar tanto para o desconforto – visando facilitar uma real integração e inclusão social, fundamentais para uma sociedade que quer definir-se evoluída – quanto para a sociedade em geral, criando-se condições que permitam a diminuição da desigualdade social.







3 comentários:

  1. "A iniciativa só pode partir de uma minoria, a princípio incompreendida, às vezes perseguida. depois, a ideia é disseminada e, quando difunde, torna-se uma força atuante". Edgar Morin, 1999.
    A partir de uma amizade operativa, queremos contribuir para um mundo novo.
    Bernadete Mathias

    ResponderExcluir
  2. A proposta deste trabalho é brilhante.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Quero novamente fazer parte do Viver e conviver.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir